Valdemar Amaral: a simplicidade de um gigante

“A crença e os valores são mais importantes do que a missão e os valores de uma empresa em tempos difíceis”.  Foi esta a fala mais marcante de Valdemar Amaral, do Grupo ABC, ontem na palestra que fui, realizada no Pitagorás, em Divinópolis. O gigante que se apoia na simplicidade, disse várias outras frases que merecem se transformar em citações para eu me lembrar sempre, no entanto, esta é a que não sai da minha mente desde que a ouvi.

Ele relembrou o incêndio que destruiu o ABC Atacadista quando foi falar sobre isso. E mostrou como acreditar em Deus, nele, nos funcionários e nos negócios foi importante naquela época. Também enfatizou como as crenças e valores continuam a ser imprescindíveis agora, período que vivemos muito mais uma crise de confiança do que financeira ou política, segundo ele.

Empresário desde os 20 anos, atualmente com 45, as falas elogiosas sobre ele me seguiam há um tempo. Uns me falavam sobre a simplicidade dele, tema da palestra, outros sobre como é um empresário genial. Eu pude comprovar com meus olhos tudo que disseram. Consegui enxergar o homem que mesmo com todos os negócios bem-sucedidos que tem, não se importa de varrer o estacionamento ou de organizar os produtos na prateleira. Ele não citou isso, mas eu já escutei relatos. Não acho que seja um grande diferencial, pois todo ser humano devia ser assim, não deixar o poder subir à cabeça, mas infelizmente não é e quem assim age torna-se exemplo.

O que apareceu no slide foi a certeza de que qualquer pessoa pode criar um negócio, mas uma marca só quem tem genialidade, vontade de trabalhar e valores. O ABC, com supermercados em Divinópolis, Sul e outras cidades do Centro-Oeste fez exatamente isso. Expandiu o leque de negócios com posto de combustíveis, drogarias e outros. E sabe o que ele disse que funciona? As ações simples, mas executadas com conhecimento, agilidade, persistência e muito trabalho.

Escritor por Talita Camargos Veja todos os textos deste autor →

Talita Camargos é jornalista e flerta com a literatura, procura inspiração em conversas de ônibus, flores, familiares e amigos. Idealizou o Texto do Dia e publicou nos 365 dias de 2015 neste blog como desafio pessoal.

Oi, o que achou do texto de hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *