O dia que descobri o que é fé

O dia que descobri o que é fé

Eu estava prestes a tomar uma decisão que me deixaria sem dinheiro. Corria o risco de perder minha recém-conquistada independência financeira. Em troca ganharia paz e um caminho novo, no qual eu poderia fazer o que quisesse. Esses prós e contras foram suficientes para eu ficar dividida. Ao mesmo tempo que desejava uma vida com mais significado, temia ter que recorrer aos meus pais. Na minha mente, por muito tempo, o dilema aparecia soberano, eu não pensava em mais nada. E por isso comecei as buscas por respostas dentro de mim.

Sem encontrá-las entrei em uma igreja e assisti a uma missa. Eu não tenho religião, mas creio em Deus e de vez em quando vou a algum lugar ouvir a palavra Dele, não necessariamente só na igreja católica. Lá estava eu, perdida, sem rumo, com a necessidade de me decidir. E o que o padre disse me deu coragem não só para aquele momento, mas pra vida toda.

“Fé é quando você não tem nenhuma garantia e mesmo assim confia, tem certeza de que o melhor acontecerá. O melhor nos planos do Pai, não nos seus”.

Era o que eu precisava ouvir. Dei-me conta de que fé é para os corajosos e decidi sair do emprego que me sufocava. Os primeiros meses não foram fáceis, fiz alguns serviços pelos quais pagavam pouco e levei alguns tombos, mas não precisei recorrer aos meus pais, meu maior medo. Não faltou o essencial e eu tinha certeza de que encontraria um trabalho que desse mais que dinheiro. Dentro de alguns meses foi o que aconteceu. E desde então, mesmo o que parece dar errado mostra que tem um propósito depois. Por isso eu nunca tenho medo, independente da situação, minha fé me dá a certeza de que tudo irá se ajeitar.

Não fiz nenhuma promessa e dias desses ouvi uma senhora dizer que Deus não precisa de nada para fazer o melhor por nós. Crer que é preciso fazer algo é uma espécie de troca. Ainda acho válido, claro, pois mostra para Ele como queremos alcançar um objetivo específico. Só que a fala da senhora faz sentido, não é preciso moeda de troca para Deus agir. E eu tenho meu papel de ir em busca o que quero amparada por Ele, aí é que a estrada vai ser pavimentada ou novos caminhos mostrados.

Eu vou muito pouco a igrejas, mas a descoberta do significado real de fé no dia que fui à missa nunca vai sair da minha memória. Toda hora me lembro dos dizeres do padre e em tudo que faço as palavras dele ecoam, me fortalecem, deixam corajosa, pois fé é pra quem tem coragem de se lançar no que parece vazio, mas é cheio do que mais precisamos.

Escritor por Talita Camargos Veja todos os textos deste autor →

Talita Camargos é jornalista e flerta com a literatura, procura inspiração em conversas de ônibus, flores, familiares e amigos. Idealizou o Texto do Dia e publicou nos 365 dias de 2015 neste blog como desafio pessoal.

Oi, o que achou do texto de hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *