Homem também tem TPM

Homem também tem TPM

As mulheres levam a fama de ficarem incontroláveis uma vez por mês. Porém, quem convive com pelo menos um homem sabe que eles estão longe de serem donos do controle emocional. Em 2002, o cientista escocês Gerald Lincoln tentou provar que o sexo masculino também sofria com o auê dos hormônios. De lá para cá nenhum teste conseguiu comprovar a evidência que um experimento em carneiros mostrou, da queda da testosterona nos machos e consequente irritação. Gerald deu o nome de Síndrome do Homem Irritável (SHI), curiosamente com a mesma pronúncia de ela em inglês, she.

Quem tem marido, tio, pai, irmão ou um amigo que vê com frequência tem certeza de que eles saem do eixo de vez em quando por mais calmos que sejam. No entanto, em vez de chocolates, recorrem a uma boa cerveja para tentar acalmar os ânimos e raramente choram, pelo menos perto de nós (vai saber escondido, né?). Podem começar a reclamar demais de tudo, achar que nada está bom e no outro dia acordarem bem. Passa, como a TPM, graças a Deus.

Se os hormônios são os culpados eu não tenho certeza, mas sei que todo mundo, homem ou mulher, passa por maus bocados. Às vezes é só uma depressão de passarinho, que chega do nada e se vai do nada também. De vez em quando é a sensibilidade que está mais a flor da pele, os problemas parecem ser bem maiores e insuportáveis do que realmente são.

Viver não é fácil mesmo, o que não quer dizer que seja ruim, desabar vez ou outra é normal, legítimo. Quem sabe não seja até uma forma de tornar tudo menos pesado? Acho que sim. A gente se faz de forte, superior aos problemas, mas a verdade é que uma hora cansa, corta na pele. É preciso colocar em evidência. Mostrar irritação, mau humor é como pedir ajuda também. Parecer uma rocha confude quem vive por perto, parece que damos conta de tudo, que somos inabaláveis. Enquanto somos apenas homens e mulheres sujeitos a tudo. Capazes, claro, de superar, no entanto, vulneráveis a ficar tristes, angustiados, insatisfeitos e insuportavelmente irritados. 

Eu confesso que às vezes fico pior fora da TPM do que no período, tudo depende dos dias anteriores. Se acontece algo piora, pois com os hormônios eu não consigo lutar. Porém, teve época de tudo passar em branco, eu ficar em paz. O que não passa em branco é a irritação com alguns dilemas do dia a dia. É motivo suficiente para homem ter TPM também – Tensão para Macho, com variação ou não de hormônio com data marcada no calendário. Quando estou perto de um homem atacado trato logo de sair de perto quando é demais ou conversar para ver se a síndrome vai embora logo. Porque, convenhamos, TPM feminina ou masculina, é o bicho!

Written by Talita Camargos View all posts by this author →

Talita Camargos é jornalista e flerta com a literatura, procura inspiração em conversas de ônibus, flores, familiares e amigos. Idealizou o Texto do Dia e publicou nos 365 dias de 2015 neste blog como desafio pessoal.

Oi, o que achou do texto de hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *