É com esses que eu vou – De A a Z, crônicas e perfis da MPB

É com esses que eu vou – De A a Z, crônicas e perfis da MPB

Fui presenteada com o livro “Com esses eu vou – De A a Z, crônicas e perfis da MPB”. Presente acertado, já que adoro ler sobre música e cantores, saber sobre os bastidores, curiosidades. De autoria do jornalista especializado em música Luís Pimentel, as páginas são para serem lidas com a playlist baseada nos quase 40 artistas retratados pelo escritor.

Além dos textos, crônicas bem leves, o leitor é brindado com caricaturas interessantes. Nem todas são propriamente sobre como é um cantor, a que fala sobre Chico Buarque, por exemplo, diz mais sobre o encantamento e inveja nos homens que Chico causa do que sobre as canções ou história dele. E para quem quer conhecer melhor o Chico, bom mesmo é ler a biografia escrita por Regina Zappa, na próxima semana detalho a obra.

Outra característica é que Luís Pimentel fala mais sobre vozes da MPB menos conhecida, com exceção de Chico, Beth Carvalho, Ary Barroso e Nara Leão. Sobre a última da lista advinha qual o assunto? Os joelhos que levavam os homens a loucura, vai entender um joelho ficar famoso, né? Mentira, a crônica revela muito mais do que a obsessão por essa parte “sensual” dos seres humanos.

Alerto que não é um livro para se aprofundar na vida dos artistas selecionados, mas para ler na rede, jogado no sof’á, de preferência com algum aparelho que dê para colocar canções dos cantores citados. Também é bom para sair do circuito Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, não que eu não goste deles, muuuuuito pelo contrário, porém é bom ir além do que estamos acostumados a ver na mídia, né?

Written by Talita Camargos View all posts by this author →

Talita Camargos é jornalista e flerta com a literatura, procura inspiração em conversas de ônibus, flores, familiares e amigos. Idealizou o Texto do Dia e publicou nos 365 dias de 2015 neste blog como desafio pessoal.

Oi, o que achou do texto de hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *