Brasília seria construída em Ibitira, será?

Brasília seria construída em Ibitira, será?

Ibitira é um lugarejo cheio de histórias de verdade verdadeira e de lendas urbanas rurais.Fui uma menina da roça, desconhecia muitos pontos evidentes para quem é criado nos grandes centros, mas há uma estória da qual sempre desconfiei, beira o absurdo e é desmentida pela lógica, fatos.

Não sei quem jura que Ibitira seria a primeira opção para construir Brasília, a capital do Brasil, simplesmente por ser bem plana. Sim, o povoado que não aparece no mapa (injustiça) teria características que teriam despertado o interesse do arquiteto Lúcio Costa e até de JK. Reza a lenda que por pouco não nasci em uma das principais cidades brasileiras. Imagina só, eu cresceria cercada por obras de Niemeyer e de importantes prédios políticos. E é um erro pensar que eu preferiria assim.

Ibitira tem praça e rua com o nome do meu avô, salões batizados com meu sobrenome.Tem gente que conta a história da minha família misturada a do lugarejo. Impossível eu querer que políticos inspirassem como chamamos prédios e fossem os personagens principais do local. Para mim faz muito mais sentido saber quem foi Alonso Alves, Benvindo José Pimentel e Conceição Camargos do que um dos eleitos pelo povo e que pouco fazem para honrá-lo.

Impossível saber quem começou essa lenda. Só não entendo o motivo de querer a capital política em uma terra tão boa. Segundo a lenda, quando o interesse em erguer Brasília lá surgiu os meus já povoavam Ibitira, eles seriam os primeiros habitantes da nova cidade também. Entretanto, certamente se confundiriam entre os candangos que chegariam para os trabalhos. Não teriam o destaque que merecem, os escândalos e discussões políticas esconderiam os personagens principais do Brasil, quem trabalha, vai à luta e tenta ser feliz mesmo com tudo que acontece de errado no Distrito Federal.

O distrito poderia receber mais atenção do poder público sim, aquela que todo território brasileiro merece e tem direito. Falo de oferecer saneamento, ruas sem buraco, trabalho, educação e segurança. A população ibitirense precisa mais do que é básico do que de que obras que merecem ser guardadas em fotografias, como o Lago Paranoá ou um dos prédios que recebem gente poderosa. Enquanto eles não olham para minha terra, “cogitada” para ser Brasília, aplaudo apenas aos que fazem e fizeram da cidade um lugar inesquecível, que me dá bons motivos para voltar, inclusive as lendas urbanas, apesar de todas as mazelas que não chegam aos olhos do que estão em Brasília.

Escritor por Talita Camargos Veja todos os textos deste autor →

Talita Camargos é jornalista e flerta com a literatura, procura inspiração em conversas de ônibus, flores, familiares e amigos. Idealizou o Texto do Dia e publicou nos 365 dias de 2015 neste blog como desafio pessoal.

Oi, o que achou do texto de hoje?

Você tem 5 comentários
  1. Tuane Tagava at 20:34

    Acho que você escreveu o nome do arquiteto errado (se for o Oscar Niemeyer… kkkk), Amei o seu texto como sempre… Não sei se seria legal ter Brasilia em Ibitira! kkk Mas como você mesma ressaltou é um dos marcos dai as Estorias que o povo conta!!!
    Beijão

  2. Walkíria at 1:00

    Que emocionante seu carinho, muito lindo! E é assim mesmo que devemos ser, gratos por onde nascemos e fomos criados, com histórias inesquecíveis, e que junto carregam pessoas inesquecíveis. Eu concordo com você, eu tbm não ficaria feliz de ter a minha cidade confundida com uma lenda, e ainda atrapalha tanto chegar obras necessárias para a minha cidade. E não tem jeito flor, políticos só querem saber de monumentos e fotos, para continuarem enrolando a população, como sempre! Parabéns pela sua cidade, eu não a conhecia e fui pesquisar após seu post. Linda mesmo! Beijão <3
    Wal Montani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *